Críticas
Especiais
Tops
Com a verdade m'enganas
Série da Quinzena
Poster | restoP
Espelho meu, espelho meu...
Motion Picture
Actrizes Eternas
Actores Em Ascenção
Trailers em Rewind <<
Música de Fundo
sábado, julho 29, 2006
Brick


Muitas vezes damos por nós a fazer comparações entre filmes: "este é o novo Titanic", "este é o novo se7en"... Filmes que se destacaram por inovar em algum campo, ou simplesmente porque tiveram um sucesso estrondoso, acabam por se tornar referências incontornáveis sempre que surge outro filme ligeiramente semelhante. As obras deviam valer a si próprias, mas confesso que por vezes também dou por mim a recorrer a estas comparações para me refrir a determinado filme.

Brick surgia com o pesado fardo de ser "o novo Donnie Darko". Esclareçamos desde já que Brick não é o novo Donnie Darko. Não é remotamente parecido. Claro, tens adolescentes americanos, mas, se fosse esse o critério, Donnie Darko seria o novo American Pie... Posto isto de lado, enquadremos Brick num género próprio. É um filme noir de adolescentes (mas não para adolescentes). Tem toda a aura de se passar nos anos 20, mas é uma história actual.

Um rapaz recebe uma chamada da ex-namorada que pede a sua ajuda. Desconhecendo o seu paradeiro, o rapaz decide procurá-la, acabando numa rede negra de tráfico de drogas e violência. Jovens num mundo adulto, com direito a capangas e um Padrinho. Rian Johnson, o realizador e argumentista, é uma mistura de David Fincher e David Lynch, tornando o absurdo e o misterioso em algo interessante e sedutor. A história está extremamente bem construída e consegue prender-nos, mesmo quando estamos à deriva do que está a passar.

Joseph Gordon-Levitt já se livrou definitivamente do seu personagem em O 3º Calhau a contar do Sol e está a fazer uma carreira bastante promissora no cinema independente. Depois do seu assombroso desempenho em Mysterious Skin, encarna aqui o papel de um adolescente solitário e à margem dos populares grupos que se formam no liceu. Essa é também uma interessante abordagem que o filme faz da cultura americana. A forma como os jovens na escola são catalogados pelas companhias que têm, pelo grupo onde se inserem e, em última instância, pelo sítio aonde almoçam na escola. Jovens a crescer cada vez mais depressa, tomando caminhos que nem sempre são os correctos e tudo isso feito sob a visão desinteressada dos pais.

Brick é um filme que vale mesmo a pena descobrir.

A minha classificação é de:8/10

Etiquetas:

posted by not_alone @ 17:48  
1 Comments:
Enviar um comentário
<< Home
 
Sobre Mim
Name: not_alone
Home: Portugal
About Me:
See my complete profile
Previous Post
Archives
Blogs
Links
Template by

Free Blogger Templates

BLOGGER

Google
© not_alone proudly powered by Blogger. Template Design by isnaini dot com